MDS premia iniciativas que reduziram a desigualdade social no Brasil


Trabalhadores que pagam mensalidades de empréstimos consignados ou de Crédito Direto ao Consumidor (CDC) têm agora uma nova oportunidade para aliviar suas finanças. Teve início na sexta-feira (25) o Programa Crédito do Trabalhador, que permite a troca dessas dívidas por outra com taxas de juros mais baixas.

Em cerimônia realizada nesta terça-feira (29), em Brasília, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) entregou o Prêmio Nacional de Inclusão Socioeconômica. A premiação reconheceu iniciativas que contribuíram para o Brasil alcançar, em 2024, o menor patamar de desigualdade social dos últimos anos, segundo dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

De acordo com a FGV, a renda do trabalho entre os mais pobres cresceu 10,7% no último ano, valor 50% superior ao registrado entre os 10% mais ricos (6,7%). A média nacional de crescimento da renda do trabalho foi de 7,1%.

Reconhecimento a governos, empresas e sociedade civil

Criado para valorizar ações voltadas ao público do Cadastro Único, o prêmio contemplou três categorias: Inserção no Mercado de Trabalho; Empreendedorismo e Fomento; e Combate à Desigualdade. Também foram concedidas menções honrosas a organizações da sociedade civil atuantes no Programa Acredita.

Durante a cerimônia, o ministro do MDS, Wellington Dias, chamou a atenção para o fato de que, em 2024, o saldo positivo de empregos registrados pelo Caged (1,65 milhão de vagas)  registrou 98,87% de pessoas (1,63 milhão) do Bolsa Família e do Cadastro Único. “Então nunca mais ninguém diga que esse povo não quer trabalhar”, afirmou Dias. “Quer trabalhar, mas quer emprego decente.”

“O Brasil é um país que está entre as dez maiores potências do mundo, mas precisa continuar a combater a desigualdade”, afirmou o ministro, antes do evento.“Agora, temos a oportunidade de reconhecer os melhores resultados. É a premiação de um campeonato do bem.”

Categoria Inserção no Mercado de Trabalho

Na categoria Inserção no Mercado de Trabalho, o estado do Piauí foi o grande vencedor entre aqueles que mais geraram emprego para pessoas inscritas no Cadastro Único. Também foram reconhecidos Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Amazonas e Alagoas. Entre os municípios, destacaram-se Assis Chateaubriand (PR), Sombrio (SC), Seberi (RS), Timbaúba (PE), entre outros.

As cinco empresas premiadas foram: Carrefour, Arcos Dourados (McDonald’s), AEC, Supermercado Mateus e Raia Drogasil.

Categoria Empreendedorismo e Fomento

Nessa categoria, que destacou histórias de superação e apoio ao empreendedorismo de pessoas em situação de vulnerabilidade, foram homenageados micro e pequenos empreendedores de todos os estados participantes do Programa Acredita. Entre os vencedores, estão iniciativas das cidades de Paes Landim (PI) e Lagarto (SE).

Também foram premiadas as cinco instituições financeiras que mais ofereceram crédito ao público do programa. A Agência de Fomento do Piauí (Bandespi) ficou em terceiro lugar no volume de recursos liberados, com R$ 1,42 milhão em empréstimos.

Categoria Combate à Desigualdade

Sergipe foi o primeiro colocado entre os estados no Índice Brasileiro de Empregabilidade e Mercado de Trabalho (IBEM Trabalho), com crescimento de 32,47% na renda do trabalho. Pernambuco e Bahia ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente. Recife liderou entre as capitais, com variação de 40,88% na renda.

Menções honrosas a organizações da sociedade civil

Dez entidades receberam menção honrosa por sua atuação no Programa Acredita, entre elas: Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Piauí (UFPI), Instituto Federal do Piauí (IFPI), Instituto Federal do Ceará (IFCE), Aliança Empreendedora, Fundação Capital, Sebrae, Visa, Amazon e o Conselho Regional de Administração do DF.

O Prêmio Nacional de Inclusão Socioeconômica integra o Programa Acredita no Primeiro Passo, coordenado pelo MDS.

O programa tem como foco a promoção da autonomia e da inclusão produtiva de famílias de baixa renda. Desde seu lançamento, foram ofertados R$ 726,41 milhões em crédito, alcançando cerca de 87 mil pessoas.

A lista completa dos vencedores está disponível no site: www.gov.br/mds


Ajude a mídia independente patrocinando nosso trabalho ou doando um PIX para: radionacional13@gmail.com


 

Comentários