Trump acusa Zelensky de prejudicar acordo de paz com a Rússia

 


O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump subiu o tom contra Volodymyr Zelensky e acusou o presidente ucraniano de tentar prejudicar as tratativas de um acordo de paz.

Trump disse que está próximo de um acordo de paz, mas só com Vladimir Putin, porque, segundo ele, Zelensky se recusa a concordar com várias demandas. O presidente americano, que ainda acusou o ucraniano de tentar prejudicar o acordo e ameaçou abandonar a mesa de negociação. 

O plano americano inclui o congelamento das atuais linhas de frente, com a ocupação de 20% do território ucraniano pela Rússia, a proibição de que o país entre para a Otan e o reconhecimento pela Ucrânia de que sua antiga província, a Crimeia, pertence à Rússia. Zelensky disse que nada disso é aceitável.

Donald Trump chamou a declaração de “inflamatória” e reclamou que o presidente ucraniano é o obstáculo para a paz. O americano afirmou que tem um acordo com a Rússia, mas não com a Ucrânia e disse ainda que achava que Zelensky “fosse ser mais fácil, mas ele é difícil”. O republicano chegou a falar que “ou Zelensky aceita esse plano de paz agora, ou, daqui a três anos, vai ter perdido todo o país dele”.

Ajude a mídia independente patrocinando nosso trabalho ou doando um PIX para: radionacional13@gmail.com


Comentários