Fiesp critica tarifa de 50% de Trump e defende democracia brasileira: 'Brasil é uma nação soberana'

 


A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) divulgou uma nota nesta quinta-feira (10) após o governo de Donald Trump anunciar tarifas de até 50% sobre produtos importados do Brasil. A entidade condenou o uso de “razões não econômicas” para justificar a medida e reforçou que o Brasil é uma nação soberana, baseada no Estado democrático de direito.

“O Brasil, assim como os Estados Unidos, é uma nação soberana, em que prevalece o Estado democrático de direito, assentado sobre um sistema de poderes independentes — o Executivo, o Legislativo e o Judiciário — muito inspirados nos princípios dos fundadores da América. Pode parecer desnecessária essa afirmação, mas quando razões não econômicas são usadas para justificar a quebra de todo o regramento comercial e do direito internacional, é importante reafirmar esses valores”, diz a nota.

A Fiesp também fez um apelo pela retomada do diálogo entre os dois países e pediu que a situação seja resolvida com “diplomacia e negociação equilibradas”.

Ajude a mídia independente patrocinando nosso trabalho ou doando um PIX para: radionacional13@gmail.com


Comentários