INSS devolve R$ 1,29 bilhão a aposentados e pensionistas


A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS investiga em Brasília os responsáveis pela fraude que desviou cerca de R$ 6 bilhões dos vencimentos dos beneficiários. Mais de 2,3 milhões de aposentados e pensionistas foram atingidos pelos descontos fraudulentos e aderiram ao programa de devolução do governo federal. 

Os valores são pagos de forma integral, com correção pela inflação (IPCA), diretamente na conta na qual o beneficiário recebe o pagamento do benefício. Estima-se que desde 24 de julho, quando começaram os pagamentos, o INSS já tenha ressarcido R$ 1,29 bilhão, o que corresponde a cerca de sete em cada dez beneficiários que estão aptos a receber.

Até esta 2a feira (15), mais de 99% das pessoas que assinaram o acordo já terão recebido o dinheiro de volta, pois as devoluções estão ocorrendo com celeridade, em até 3 dias úteis, mostrando o respeito do governo Lula pelos aposentados e pensionistas ludibriados.

Segundo o presidente do INSS, Gilberto Waller, o prazo para adesão continua aberto. “Esse é um compromisso de respeito com quem dedicou a vida inteira ao trabalho. O dinheiro de cada aposentado e pensionista voltará para sua conta com segurança, agilidade e transparência”, afirmou.

Adesão: processo simples

Para fazer a adesão, o primeiro passo é contestar o desconto indevido, o que pode ser feito pelo aplicativo Meu INSS, pela Central 135 ou nas agências dos Correios. 

Depois, é necessário aguardar a resposta da entidade, que tem prazo de até 15 dias úteis. Se não houver retorno, o sistema libera a adesão ao acordo, que pode ser realizada pelo aplicativo Meu INSS ou presencialmente nas agências dos Correios. 

No aplicativo, basta acessar com CPF e senha, ir em “Consultar Pedidos” → “Cumprir Exigência”, rolar até o último comentário, selecionar “Sim” em “Aceito receber” e enviar. Importante: a adesão não pode ser feita pela Central 135.

A contestação dos descontos indevidos pode ser feita até 14 de novembro de 2025, mas a adesão ao acordo permanece disponível mesmo após essa data. 

É fundamental que os beneficiários fiquem atentos a golpes: o INSS não envia links, SMS ou mensagens pedindo dados pessoais, não cobra taxas e não solicita intermediários. Toda a comunicação oficial é realizada apenas pelo aplicativo Meu INSS, pelo site gov.br/inss, pela Central 135 ou nas agências dos Correios.



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